quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Minha casa verde


Casas e prédios "verdes" que são exemplo de habitações modernas, construídas com consciência ecológica. As obras priorizam uma arquitetura autossustentável.





As casas ecológicas são projetos arquitetônicos bem vistos que ganham espaço e oferecem grande vantagem para as atividades básicas e essenciais realizadas diariamente nas residências. Para ser um projeto ou construção ecológica a casa deve dispor de sistemas que atuem com medidas e funcionamento sustentáveis. As casas ecológicas são construídas para funcionarem de forma auto suficiente. A sustentabilidade é praticada desde a estrutura da casa utilizando materiais naturais e livres de toxicidade como madeira certificada ou o bambu, pedra, argila, tijolo solo cimento e telhas ecológicas.

 



Baterias e pilhas no lixo não.


As baterias dos telefones celulares tem vida útil pré-determinada. Após um determinado número de recargas, o desempenho começa a degradar. De repente, parece que elas não "seguram" mais a energia: mesmo cheias, mal aguentam meia-hora.
Sinal de que é hora de trocar a bateria por uma nova. Mas o que fazer com a antiga? Jogar no lixo? De forma alguma —esta é uma das piores coisas que você pode fazer.
Uma bateria é composta por um "coquetel" de substâncias químicas variadas, responsáveis pelo armazenamento da carga elétrica. Elas podem conter materiais como cádmio, metal pesado nocivo ao meio-ambiente e tóxico para humanos.
Essas baterias, quando em contato com o solo, poluem os lençóis freáticos, cuja água contaminada pode ser usada na irrigação de lavouras e, assim, ser ingerida por tabela por quem come os vegetais.
Quase nada - cerca de 1% - vai para a reciclagem, graças aos poucos consumidores que depositam as baterias usadas nos escassos postos de coleta apropriados ou até mesmo nas lojas que vendem esse certo tipo de aparelho. "Cerca de 180 milhões de baterias de celular são descartadas todos os anos no Brasil", diz Roberto Ziccardi, da ong Antena Verde.
Apesar de prejudiciais, se recuperados, estes materiais têm valor comercial, pois podem ser reaproveitados em outras áreas. O mesmo vale para outros como o ouro dos contatos ou o plástico das carcaças.

Não só as baterias como as pilhas é necessário essa reciclagem. Reciclar pilhas e baterias de telefone celular não é um processo de custo baixo. A reciclagem de 10 toneladas, por exemplo, custa cerca de R$ 1000. Pode ser caro. Mas descartar conscientemente esses materiais é importante para o ambiente.
Por outro lado, pilhas e baterias recicladas viram pigmentos que dão cor a fogos de artifício, pisos cerâmicos, vidros e tintas.


Bateria renovável

Ao olhar os fogos na noite de Ano-Novo, agradeça à reciclagem de pilhas

1. Sem plástico

Pilhas e baterias têm uma cobertura plástica, que é removida e lavada com água para eliminação de metais. Depois da lavagem, a parte plástica é encaminhada a recicladores especializados no material.

2. Sem perigo

O que sobra é a parte metálica, que é triturada em uma máquina até virar um pó cujo pH é neutralizado, tornando-se menos agressivo a humanos. Então, o pó segue para um filtro em que é prensado e seco.

3. Com cor

Um teste identifica o metal predominante na composição da pilha. Isso define a cor do produto final. Por exemplo, muito níquel significa verde-escuro, enquanto pouco níquel é verde-claro.

4. Com utilidade

O pó vai para um forno de temperatura a 1300 °C e vira o produto final: um óxido metálico inofensivo, pronto para ser vendido à indústria para a fabricação de fogos de artifício, pisos cerâmicos, tintas e vidros.

Nada se perde tudo se transforma


Raquel uma artesã reaproveitou coisas descartáveis para fazer objetos decorativos e renovar ambientes. 

OPTE TAMBÉM POR ESSA CAUSA.

Exposucata


EXPOSUCATA é um evento de negócios internacional que ocorreu do dia 11 a 13 de setembro deste ano em São Paulo. É o maior e mais importante da América Latina,especialmente desenvolvido para os profissionais que trabalham com materiais recicláveis em escala industrial.



conheça mais sobre a feira em : Exposucata


Reciclando e decorando

Qual lugar não fica mais elegante com uma bela decoração ? Ainda mais se for uma com muito estilo e criatividade, como essas :

Bateria feita de papelão, recortes e madeira

Corpo da guitarra de latão
Piano de madeira e giz de cera


Livros velhos como suporte para plantas

Abajur de botões

Castiçal feito de garrafa PET

Cachorro de prendedor de roupa

De botões e alfinetes

Filtro de garrafa PET


Estrutura feita com aço




Latão como suporte para bicicleta

Luminária de disquete

Pirâmide de mudas

Cadeira feita de aço

Luminária

Decoração feita com pneus

Garfos como porta chave

Feito com jornal

Rolos de papel higiênico

Divisória feita com canos cortados de pvc 

Aquecedor solar de garrafas pet

No entanto, preservar não é suficiente. É preciso substituir (e melhorar) hábitos e atitudes. E tudo pode começar dentro de casa. Artesanalmente e a partir de material reciclado, por exemplo, é possível construir um aquecedor solar caseiro! 


Mas porque garrafa PET? A garrafa  serve como uma estufa, concentrando o calor dentro e aquecendo o cano de PVC que por sua vez aquece a água, e assim
Como funciona? A água circula devido a temperatura no aquecedor ser maior que a água na caixa, puxando a água fria para o aquecedor e levando a água quente para a caixa, o sistem funciona sozinho, basta ter sol.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Do lixo ao luxo

E quem disse que não dá para criar moda apenas usando roupas reciclaveis ? Pois é agora a onda do momento é os desfiles com essas roupas, alguns famosos estão usando essa tática que faz parte de um projeto sócio-ambiental como o da Henkel realizado desde 2002 com funcionários e estudantes de escolas do entorno das fábricas.



Um evento aconteceu na Indonésia e trouxe à passarela roupas feitas com produtos recicláveis. Durante os desfiles, as modelos se apresentaram com figurinos confeccionados com plástico reciclável e materiais orgânicos.

Vestidos justos ao corpo chegam em comprimentos curto e longo. Tops em modelagem tomara-que-caia são combinados com saias de fendas laterais.

Chapéus em tamanhos grandes, laços e gorros enfeitam a cabeça da mulher. Para os pés, os estilistas propõem sapatos de salto alto e chinelos de dedo. Leques e boleros completam os looks propostos.

Os estilistas Afif Syakur, Muji Ananta, Kanchan Couture, Taruna Kusmayadi, Mardiana Ika e Fabio Renaldo 

participaram do evento.



Mais roupas criadas com materiais recicláveis: 





Criatividade sem limite é o que podemos dizer !
 

Recicla e decora

A decoração de ambientes é muito importante e através da reciclagem encontramos uma forma simples de deixar sua casa bem decorada gastando pouco.

Luminárias feitas com garrafas de vinho e pisca pisca

Luminárias Feitas com Garrafas de Vinho e Pisca Pisca


Estas luminárias feitas com garrafas de vinho e pisca pisca dão um toque diferente na decoração. Para fazê-la você vai precisar de furadeira com broca especial para vidros, garrafas, e pisca piscas.

Luminárias Feitas com Garrafas de Vinho e Pisca Pisca

Passo a passo 
1. Enxaguar a sua garrafa de vinho e remover as etiquetas 
2. Coloque um pedaço de fita adesiva sobre a garrafa onde você quer furar o buraco para o cabo.
3. Coloque em suas luvas e óculos de proteção e começar a perfuração. Não aplique muita pressão ou você pode quebrar o vidro.
wine bottle light hole
4. Uma vez que o buraco é perfurado lave as aparas de vidro de sua garrafa, e deixe a garrafa secar.
5. Cuidadosamente coloque o fio de luzes para dentro da garrafa através do buraco que você fez , depois disso é só ligar o fio na tomada e curtir um ambiente diferenciado.
Wine light bottle

encontrado em : /witandwhistle.com